Otimização de laptops para Virtual DJ 8

Otimização de laptops para Virtual DJ 8

2
137
0
segunda-feira, 02 maio 2016
Tecnologia

Se você experimenta algum travamento durante o funcionamento de seu Virtual DJ 8 em seu laptop, essas dicas extraídas do manual HÉRCULES podem te ajudar a melhorar a performance de seu laptop durante suas mixagens dentro do programa Virtual DJ 8. Veja abaixo :

 

Configurações para PC laptop & Otimizações do Windows

Um processador rápido e uma boa quantidade de memória são importantes, mas não necessariamente garantem um bom desempenho do computador ao utilizar aplicações para áudio/DJ, que podem ser muito exigentes.
Este documento irá cobrir muitas mudanças e modificações que poderão ser aplicadas ao seu computador para melhorar performances, e esperançosamente propiciar uma experiência mais satisfatória ao utilizar seu Hercules DJ Console.

  • USB
  • Configurações de Energia
  • Ajuste do Processador (CPU)
  • Discos rígidos (HDs) e partições
  • Internet e Antivírus
  • Programas e aplicativos
  • Melhorias de performance para Windows

USB

a) Uma vez que todos os computadores são construídos diferentes uns dos outros, algumas portas USB podem não ser fornecidas com a mesma capacidade elétrica e podem compartilhar recursos com outros componentes. Isso pode criar problemas como interrupções no audio e/ou falhas nos samples. Tente usar portas USB diferentes do seu computador até achar uma que funcione bem.

b) É recomendável desabilitar o gerenciador de energia para portas USB através do Gerenciador de Dispositivos:
– Clique com botão direito no ícone MEU COMPUTADOR localizado na área de trabalho e selecione Propriedades.
– Selecione a guia Hardware (Windows XP), ou no painel esquerdo (Windows Vista/7), clique em Gerenciador de Dispositivos.
– Sob a opção Controladores USB (barramento serial universal), de um duplo-clique em USB root hub.
– Na aba Gerenciamento de Energia, desmarque a opção O computador pode desligar o dispositivo para economizar energia.
– Repita o processo para todos os USB root hub.

c) Sobre hubs USB:
Somente hubs USB com alimentação de qualidade podem ser usados. Entretanto, é recomendado NÃO usar um hub USB durante a instalação de drivers e/ou atualizações de firmware. Uma vez que os drivers estiverem instalados e você estiver certo que o Hercules DJ Console funciona conforme esperado quando conectado diretamente à porta USB do computador, então faça um teste com o hub USB.
Do mesmo modo, ao conectar vários dispositivos ao mesmo hub (como HDs externos), tenha em mente que todos irão compartilhar a largura de banda da porta USB. Isso significa que é muito provável ter problemas ao alcançar o limite da largura de banda da porta USB.

Configurações de Energia

Originalmente, laptops são configurados para usar a menor quantidade de energia possível, de modo a operar através da bateria. Isto, entretanto, não é desejável ao trabalhar com aplicações de áudio.
Então, é preferível usar a fonte de alimentação do seu computador e configurar seu laptop para rodar como um desktop comum.
Iniciar > Painel de Controle > Opções de Energia
a) Para Windows XP

Esquemas de Energia deverá ser definido em Sempre ligado
– Todas as outras opções deverão ser definidas em Nunca

b) Para Windows Vista/7
– Sob Selecionar plano de energia, escolha Alto desempenho
Seu computador possivelmente possui opções de energia específicas na BIOS que poderão necessitar alterações. Consulte a documentação do seu computador ou o website do fabricante para mais detalhes.

Ajustes do Processador (CPU)

Laptops mais novos incorporaram um recurso que reduz a velocidade do processador. Isso permite economizar energia, porém novamente é indesejável para propostas de áudio, pois podem induzir a chiados.
Este recurso, conhecido como CPU Throttling, SpeedStep ou SmartCPU, normalmente é DESLIGADO quando o esquema de energia é definido em Sempre ligado/Alto desempenho, mas pode requerer alteração na BIOS.
E também, caso seu computador use processador Intel Pentium IV 3Ghz (ou superior). É recomendável desativar o HyperThreading na BIOS do computador.
A respeito destes recursos e suas possibilidades, por favor verifique a documentação de seu computador ou o website do fabricante para detalhes.

Discos Rígidos (HDs) e Partições

Idealmente, você deveria usar vários discos rígidos quando trabalhando com aplicações de áudio e vídeo; sendo um deles referente ao sistema operacional e programas, enquanto o(s) outro(s) seria(m) usado(s) para arquivos a serem utilizados e armazenamento/back-up.
Se isso não for possível, a próxima solução seria a criação de várias partições no mesmo disco rígido, que pode levar a resultados parecidos, e preferivelmente em discos mais velozes (7200 RPM).
Ao utilizar HDs externos USB, por favor verifique as recomendações sobre USB, previamente mencionadas.

Internet e Antivírus

O ideal seria que seu computador fosse exclusivo para performance como DJ, e deste modo não precisaria conexão com a internet. Sob estas circunstancias, programas de proteção como antivirus, firewall e outros similares não deveriam ser instalados, uma vez que os mesmos podem criar problemas durante a reprodução de áudio por escanearem continuamente os discos rígidos.
Entretanto, se você usa seu computador para internet e obviamente necessita que programas de proteção estejam atuando, você pode seguir os passos seguintes para reduzir o risco de distúrbios durante sua performance.
– Desative seus programas de proteção (Antivírus, Firewall, etc.)
– Desative todas as conexões de rede ou sem fio (wireless)
– Desative todos os programas de comunicação (Messenger, Skype, etc.)
– Feche todos os aplicativos usados para download (Torrents, etc.)

Programas e Aplicações

Sempre é melhor realizar uma instalação “limpa” de qualquer sistema operacional, mas frequentemente, como é o caso para muitos fabricantes, seu computador provavelmente veio com Windows pré-instalado e foi fornecido a você um meio de restaurar seu sistema em caso de problemas.
O lado ruim deste método é que o fabricante também instala muitos programas e aplicações que você talvez nunca use, mas que podem utilizar recursos preciosos de processador e memória mesmo se não estiverem rodando.
– Utilize Adicionar ou remover programas (Win XP) ou Programas e recursos (Vista/7) no painel de controle do Windows para desinstalar aplicações e programas que você não precisa usar.
– Na barra de tarefas (próxima ao relógio), clique com botão direito em cada ícone presente. Alguns programas podem lhe permitir acesso a um menu de opções ou preferências que podem permitir a você prevenir que algumas delas sejam executadas durante o start-up.

NOTA DO TRADUTOR: Existem alguns aplicativos que podem ajudar você a lidar com estes programas indesejáveis. Um deles é o DECRAPIFIER, que analisa seu sistema e remove os programas-lixo mais comuns. Você pode baixar este programa aqui.

Outro aplicativo que bloqueia programas que não estejam em uso durante a utilização de um programa específico é o GAME BOOSTER, que você pode fazer o download aqui.

Lembrando: Apesar de se tratarem de auxiliares na melhoria de desempenho, os programas acima são sugestões que usei e em alguns casos específicos, uso no meu sistema. Toda e qualquer ação feita por estes programas é configurada e determinada pelo usuário, e por consequência qualquer problema inerente a desinstalação de softwares “úteis” ou travamentos inerentes ao uso destes programas será responsabilidade do usuário do sistema.

Melhorias de performance para Windows

As modificações a seguir são coisas simples que podem ser feitas no Windows para melhorar o desempenho do sistema operacional, e consequentemente, no modo como as aplicações irão funcionar.
A maioria destas modificações será feita através do Painel de Controle.
Uma vez aberto, clique em modo de exibição clássico na coluna esquerda, e acesse os seguintes ícones:

a) Sistema
– Em Configurações Remotas, desmarque Permitir conexões de assistência remota para este computador.
– Em Restauração do sistema (XP), marque Desligar restauração do sistema.
Para Proteção do sistema (Vista/7), desmarque todos os discos exibidos.
– Em Configurações avançadas do sistema; clique em Configurações no quadro Desempenho.
_ Na aba Efeitos visuais, selecione Ajustar para obter melhor desempenho e clique Aplicar.
_ Na aba Avançado, defina o Agendamento do processador para Serviços em segundo plano.

b) Sons e dispositivos de áudio (XP) / Som (Vista/7)
– Na aba Sons, defina Nenhum som no menu Esquemas de som.

c) Vídeo (XP) / Personalização (Vista/7)
– Como Tema, escolha Tema clássico do windows.
– Como plano de fundo da área de trabalho, escolha Nenhum (XP) ou Cores sólidas (Vista/7)
– Como Proteção de tela, escolha Nenhum

d) Desative o Controle de contas de usuário (somente Win Vista/7)
Iniciar > Iniciar pesquisa, digite msconfig e dê duplo clique sobre o ícone que for exibido no menu
– Na aba Ferramentas, role para baixo até achar a opção Desabilitar UAC.
– Clique sobre a linha, e aperte o botão Iniciar.
– Uma vez que a operação estiver completa, feche o msconfig e reinicie o computador para que as mudanças sejam efetivadas.

 

Comments are closed.

error: Conteúdo protegido !!